50 Anos do Legislativo de Praia Grande

por Seção de Comunicação — última modificação 12/02/2019 17h24
Colaboradores: Paulo Romão, imprensa@praiagrande.sp.leg.br
Solenidade contará com a inauguração da Galeria dos vereadores que estiveram nesta Casa de Leis, deixando aqui um pouco de suas histórias

A Câmara Municipal da Estancia Balneária de Praia Grande completou 50 anos de atividades no dia 01 de janeiro de 2019, e, para comemorar a data, será realizada uma solenidade no dia 12 de fevereiro de 2019, às 19 horas, no Plenário Emancipador Oswaldo Toschi, localizado na Praça Vereador Vital Muniz n.º 01 no bairro Boqueirão.

A Solenidade contará com a inauguração da Galeria dos Vereadores que passaram por esta Casa de Leis, deixando aqui um pouco de suas histórias. A Galeria será nos moldes da Galeria de Presidentes, já existente na Casa.

O projeto é do Presidente atual, Vereador Ednaldo dos Santos Passos (SD) o Reco, que sempre rememora todo o colegiado, e frisa, que a história da Câmara Municipal não é feita só com os Presidentes, mais sim, com todos os Parlamentares que colaboraram com o Legislativo, cada um com suas próprias histórias. A intenção do Presidente Reco é a recuperação da memória histórica do Legislativo do Município.

A Primeira Legislatura da Câmara Municipal de Praia Grande teve início no dia 01 de janeiro de 1969. Nove Parlamentares fizeram parte daquela Legislatura, sendo eles: Cezário Reis Lima, Oswaldo Luiz Sanchez Toschi, Pablo Trevisan Perutich, Oswaldo Antonio Aranha, Arnaldo Perticarati, Osmar Martinatti, Aristeu Luz, Luiz dos Santos Reis e Waldemar Murano. Ainda assumiram os suplentes: Elízio Záccaro, Antônio Figuerôa, Alberto Ferraro, Luiz Leite e Paulo Antônio Milani.

Na época de sua fundação, em 1969, a Câmara Municipal funcionava em um prédio anexo ao da Prefeitura, na Praça 19 de Janeiro, Bairro Boqueirão, e todos os parlamentares dividiam a mesma sala, havendo só um plenário para realização das Sessões Ordinárias.

De lá para cá foram muitos avanços: o Legislativo ganhou força, e a Casa de Leis mudou para a Praça Vereador Vital Muniz, com sua inauguração dia 20 de março de 1980. O Palácio Petrônio Portella foi inaugurado pelo presidente da Câmara na época, Cezário Reis Lima, na gestão do prefeito Dorivaldo Loria Junior, o Dozinho, onde funciona até os dias de hoje.