Avenida do Trabalhador está sendo revitalizada

por Lais Coura última modificação 15/05/2020 11h32
O investimento total nas obras será de cerca de R$ 27,8 milhões

As obras de revitalização da Avenida do Trabalhador, que estão modernizando este importante via e seu entorno, avançam. Atualmente as equipes estão realizando serviços de instalação de rede de drenagem e colocação de guias e sarjetas no Bairro Glória. Ao todo, a via terá cerca de 2,5 km revitalizados, beneficiando os bairros Antártica (já entregue), Vila Sônia, Glória e Sítio do campo. Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Eloisa Ojea, as obras visam otimizar o fluxo de veículos. “Com o aumento populacional nestes bairros e especialmente do comércio ao longo desta via, o tráfego de pedestres, ciclistas e de veículos, seja de passeio, caminhões ou de transporte coletivo aumentou, tornando necessária a revitalização e reestruturação viária. Esta obra é muito importante para a continuidade do desenvolvimento de todos os bairros localizados no entorno da Avenida do Trabalhador”, explicou a titular da Seop. O investimento total nas obras será de cerca de R$ 27,8 milhões.

 A nova infraestrutura viária facilitará o tráfego de pedestres, de veículos, inclusive o transporte coletivo, e bicicletas, garantindo um trânsito ordenado e com maior segurança. O trecho do Bairro Antártica das obras, que vai da Rua Alcino Vicente Leal até a Avenida Sérgio Gregório (cerca de 900 metros), além da Praça Araújo Porto Alegre, foram entregues oficialmente em janeiro, dentro da programação comemorativa alusiva aos 53 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

O projeto de revitalização da Avenida do Trabalhador prevê diversas ações: além nova rede de drenagem, que terá maior capacidade de captação das águas pluviais, a via terá trechos duplicados, ganhando ainda ciclovia, ciclo-faixas e calçadas urbanizadas. O sistema projetado propõe, além da readequação das faixas de rolamento, substituição do pavimento asfáltico e sinalização viária horizontal. As calçadas estão sendo requalificadas uniformizando o acabamento e acessibilidade, bem como a adequação dos locais de pontos de parada do transporte coletivo, proporcionando maior conforto aos usuários na espera, no embarque e desembarque dos ônibus.

Complementando as ações as ruas Alcino Vicente leal, Maria Peres, Ernesto José Guerra, Pedro Baptista Menezes, José da Costa Monteiro, Antonio Cândido da Silva, Roberto Santos e Edila Amazonina Rodrigues Santos terão trechos pavimentados. “Estamos tomando todos os cuidados para que os trabalhos causem um mínimo de transtornos e pelo menor tempo possível. Teremos alguns trechos que serão fechados para o trânsito em função dos trabalhos e onde deverão ser feitos desvios. Vamos trabalhar para minimizar os problemas, mas pedimos a compreensão de todos. São ações temporárias. Com certeza os benefícios que as obras trarão compensarão e perdurarão por muito tempo”, finalizou a titular da Seop.

Subsecretaria de Comunicação 

Município de Praia Grande