COMISSÕES DA CÂMARA SE REÚNEM PARA APURAR O CASO CARLINHOS

por Artur Novak Júnior última modificação 09/05/2024 16h41

As Comissões Permanentes de Educação e de Saúde da Câmara de Praia Grande realizaram na segunda-feira (06/05) uma reunião conjunta, de caráter excepcional, para tratar sobre o caso de violência, ocorrido na E.E. Júlio Pardo Couto, que levou à morte o adolescente Carlos Teixeira Gomes Ferreira Nazzarra.

Carlinhos foi agredido por colegas de escola no dia 09 de abril, foi atendido na USAFA Santa Marina e na UPA Central de Praia Grande e veio a falecer no dia 16, na Santa Casa de Santos, após sofrer três paradas cardiorrespiratórias. Sua declaração de óbito apontou como causa da morte uma broncopneumonia bilateral.

Os vereadores Cadu Barbosa, Gugu Mil Grau, Marquinho, Renata Zabeu Rodrigo Rosário e Vera Benício participaram do encontro. Entre as diligências já realizadas pelas Comissões, consta reunião com o secretário municipal de Saúde, Cléber Nogueira, quando foi protocolado ofício solicitando informações sobre as condutas dos atendimentos médicos prestados ao jovem. Em resposta, o secretário informou que foi aberto processo administrativo de apuração, que ainda está em fase de esclarecimento.

Com o propósito de formalizar seu próprio relatório, a comissão vai receber, para oitivas, nos próximos dias, os responsáveis pelo atendimento do adolescente no PS Central e na USAFA Santa Marina, o delegado encarregado do caso, membros do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde de Santos e da Delegacia Regional de Saúde IV.

Na manhã de hoje (09/05), os vereadores Cadu Barbosa, Gordinho do Povo, Gugu Mil Grau, Marcinho MJ, Renata Zabeu, Rodrigo Rosário e Vera Benício receberam, na Sala de Reuniões da Câmara, o diretor técnico do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Amer Khatib. Acompanhado por seu advogado, Khatib prestou esclarecimentos sobre as condutas adotadas pelos médicos nas unidades de saúde do Município. A advogada Amanda Mesquita, que assessorou a família de Carlinhos, foi convidada e participou da oitiva.

Em seu pronunciamento no Plenário da Câmara, durante a Sessão Ordinária de terça-feira (07/05), a vereadora Vera Benício, presidente da Comissão de Saúde, estendeu o convite para todos os parlamentares tomarem parte nesta averiguação. “Assim como o Ministério Público, a Justiça, as Delegacias de Ensino do Estado e do Município, todos estão engajados nesta apuração. Esta Casa de Leis nunca esteve omissa”, assegurou.

Clique aqui para mais fotos