VEREADORES NA SECRETARIA DA CULTURA

por Artur Novak Júnior última modificação 29/11/2023 19h11
Encontro tratou da reforma da estátua de Iemanjá

Os vereadores de Praia Grande estiveram reunidos, na tarde de hoje (29/11), com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, e representantes de religiões de matriz africana para tratar da polêmica reforma da estátua de Iemanjá, que fica na orla da praia no bairro Mirim.

A imagem foi pintada de branco, o que causou reação por parte dos religiosos. Em vista disso, a Prefeitura lançou uma consulta pública com o objetivo de avaliar se a população prefere a imagem pintada de branco ou azul, como era anteriormente.

O levantamento foi encerrado às 17h da quarta-feira, dia 29, e cerca de 90% dos participantes optaram pela cor azul.

O secretário Maurício Petiz dirigiu-se aos religiosos afirmando que nunca se recusou a receber nem a ouvir ninguém sobre a questão da reforma da estátua de Iemanjá e que não há, por parte da administração, nenhum descaso ou desrespeito em relação à fé por eles professada.

Diante dos números apresentados pela pesquisa, Petiz assumiu o compromisso de retomar a configuração anterior. O secretário explicou que, em razão da inviabilidade técnica, legal e do tempo exíguo, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, quando acontecem as comemorações da Umbanda, a imagem permanecerá com a cor branca, iluminada de azul durante à noite. Mas que, no dia dos festejos do Candomblé, a estátua de Iemanjá voltará a ser como era antes da intervenção.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Antonio de Sousa, o Marquinho, elogiou a postura do secretário Petiz por atender às reivindicações e se mostrou feliz com o desfecho obtido na reunião: “o objetivo, que seria resgatar a tradição, foi alcançado”, avaliou.

Clique aqui para mais fotos