Resumo da 39ª Sessão Ordinária 03/12/2019

por Lais Coura última modificação 05/12/2019 12h54

Alexandre Correa Comin (PTB) – Vereador Alexandre Comin apresentou 26 (vinte e seis) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: serviço de tapa buraco e recolocação de piso público na Av. Brasil, altura do n° 44, na rua Amazonas, altura dos n° 521 e 531, na rua Espírito Santo, altura dos n° 172, 182, 609, 655, 661 e 974, no bairro Canto do Forte, na rua Gonzaga, altura dos n° 32, 108, na rua Iporanga, altura do n° 715, na rua Itararé, altura dos n° 36, 225, 398, na rua Leblon, altura dos n° 229, 361, 616, 659, 687 e 212, no bairro Guilhermina, na rua Londrina, altura do ° 524, no bairro Boqueirão; retirada do veículo Caminhão Baú, cor branca, placa BYD – 8505, abandonado na rua Leblon, altura do n° 493, no bairro Guilhermina; retirada do veículo Fiat, cor vermelha, placa CSN – 1225, abandonado na rua Gen. Humberto de Souza Melo, altura do n° 485, bairro Canto do Forte; retirada do veículo KIA, cor preta, placa DCE – 4755, abandonado na rua Leblon, altura do n° 478, no bairro Guilhermina; retirada de lixo e entulho, ou que comunique ao proprietário que o faça, na rua Leblon, altura do n° 493, no bairro Guilhermina.

Carlos Eduardo Barbosa (PTB) – Vereador Cadu Barbosa apresentou 2 (dois) Requerimentos ao Executivo Municipal, sendo elas: que a Casa de Leis seja representada pelo Vereador no Encontro Nacional de Agentes Políticos Pelo Fortalecimento da Cidadania e Democracia; para que seja prorrogado por mais 180 dias, o prazo para apresentação do Relatório Final, referente ao requerimento 104/19.

Dimas Antonio Gonçalves (PEN) – Vereador Dimas apresentou uma indicação ao Executivo Municipal, visando atender aos comerciantes da orla da praia, a fim de reivindicar a alteração do horário que se estende de dezembro a fim de fevereiro. Atualmente o horário para entrada dos veículos para retirar os equipamentos, é a partir das 20 horas, no entanto nesse horário já anoiteceu, pois, este ano não houve horário de verão decretado pelo Governo Federal. Sendo assim, que o horário seja antecipado das 20 horas para às 19 horas.

Ednaldo dos Santos Passos (SDD) – Vereador Reco apresentou 4 (quatro) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Retirada de entulhos na esquina das ruas Monteiro Lobato com Vicente Italo Feola, no bairro Ocian; tapa buraco na rua Milton de Oliveira, altura do n° 390, no bairro Jardim Melvi; retirada de entulhos na rua Cataguase, altura do n° 798, no bairro Tupi; limpeza via na rua Cataguase, altura do n° 566 no bairro Tupi.

Eduardo Pádua Soares Jardim (MDB) – Vereador Edu Sangue Bom apresentou 2 (duas) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: para a instalação de bebedouros com água refrigerada nas escolas e creches municipais; instalação de bebedouros e adequar o banheiro no PDA para pessoas com nanismo. O Vereador apresentou 2 (dois) Requerimentos ao Executivo, sendo o primeiro questionando sobre o vírus HIV, com os demais questionamentos: o nosso município possui dados oficiais sobre o HIV; existe algum programa de conscientização a população referente à prevenção do vírus e se existe algum programa de prevenção voltado ao público jovem. O segundo requer sobre o aumento abusivo das contas de água, sem algo que justificasse tal situação, sendo o aumento de 500 por cento nas ruas Elydio Júlio Batista, Arnaldo Augusto Batista e Sebastião Gonçalves.

Eduardo Rodrigues Xavier (MDB) – Vereador Eduardo Xavier apresentou uma indicação ao Executivo Municipal, que solicite as secretarias competente viabilizar um repasse financeiro destinado a Secretária de Meio Ambiente mencionado e analisado no estudo de impacto de vizinhança de novos projetos efetuados em nosso município, com o objetivo de reparar algumas anomalias que possam prejudicar o meio ambiente de nossa cidade, com maior agilidade e eficácia.

Isaias Moises dos Santos (PTB) – Vereador Isaias Cabelereiro apresentou 4 (quatro) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Estudos para remoção do ponto de ônibus, localizado na rua Apparicio da Costa, frente ao n° 194 no bairro Tupiry; estudo na possibilidade de colocação de pias e torneiras em cada quiosque no Portinho; instalação de mais banheiros ao lado esquerdo perto dos quiosques novos no Portinho; estudo na possibilidade de estender o horário de funcionamento dos banheiros aos finais de semana das 17h para às 19h no Portinho.

Janaina Ballaris Silva (PT) – Vereadora Janaina Ballaris apresentou 4 (quatro) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Limpeza da rua Josefa Alves Siqueira, em frente à Escola Estadual Pedro Paulo Gonçalves Lopes, no bairro Jardim Anhanguera; limpeza do terreno, localizado na rua 13 com a Av. 18 do canal, no bairro Quietude; limpeza dos Ecopontos de nosso município; limpeza da rua Margarida com a rua Três Marias, no bairro Jardim Real. A Vereadora também apresentou 5 (cinco) Requerimentos, sendo eles: requer sobre a falta de lixeiras na orla da praia no bairro Maracanã; o por qual motivo as placas que demarcam as vagas para transporte escolar estão sendo retiradas de diversas escolas, qual o motivo da diminuição de vagas, tendo em vista a permanência do n° de carros. E por qual motivo as vagas localizadas na rua Limeira, em frente à Escola Municipal Anahy Navarro Trovão são exclusivas para os ônibus da Prefeitura; requer que seja prorrogado por mais 180 dias, o prazo para apresentação do Relatório Final referente ao Requerimento 140/19; que seja prorrogado por mais 180 dias o prazo para apresentação do Relatório Final, referente ao Requerimento 381/17; requer sobre a falta da vacina DTP nas unidades de Saúde no município e qual o prazo para o conserto da geladeira e reparos nos banheiros da Usafa Tupiry.

João Alves Corrêa Neto (PSC) – Vereador Pastor Correa Neto apresentou 3 (três) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Manutenção do asfalto na rua Itararé, n° 398 no bairro Guilhermina; instalação de estacionamento de motos e bicicletário na rua Mahailo Lukich Michel, esquina com a Av. São Paulo no bairro Boqueirão; manutenção do asfalto, na rua Praça Vereador Vital Muniz, n° 212 no bairro Boqueirão.

Leandro Avelino Rodrigues Cruz (PSB) – Vereador Leandro Avelino apresentou um Requerimento ao Executivo Municipal, sobre o câncer de pele com os demais questionamentos: Se Prefeitura tem realizado campanhas preventivas sobre o câncer de pele na cidade, de que maneira a Secretária de Saúde do município tem atendido os casos que aparecem nos nossos Postos de Saúde e se existe algum programa de conscientização em andamento, como forma de minimizar os índices da doença em nossa cidade.

Marcelino dos Santos Gomes (MDB) - Vereador Marcelino apresentou 7 (sete) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Notificar proprietário e construção de muro, passeio público e limpeza do terreno, localizado na rua Joaquim Bueno entre o n° 314 ao 335 no bairro Tupiry; recapeamento asfáltico visando tapar vários buracos na rua Joaquim Bueno do n° 314 ao n° 335, no bairro Tupiry; providenciar nivelamento de guia, visando corrigir desnível do asfalto e melhorar o escoamento das águas na rua Oduvaldo D. Bruzzetti entre os n° 135 ao 159 no bairro Quietude; reparo de calçada pública (bloquetes), em frente ao n° 30.515 da Av. Alfredo Descragnoly Taunay entre as ruas Ilda Rosa da Cunha e rua Raul Pompéia, no bairro Ribeirópolis; executar abertura de dreno ou boca de lobo, próximo a residência de n° 400 da Av. Pau Brasil, no bairro Samambaia; executar nivelamento de sarjeta entre as residências de n° 340 e 370 da Av. Pau Brasil no bairro Samambaia; que determine as secretarias competentes viabilizar a implantação de uma Praça com o nome de “Zumbi dos Palmares” para que ali possam ser realizadas ações alusivas a semana da Consciência Negra e outras atividades correlatas; reurbanização da Praça, localizada na rua Cristóvão Colombo, entre a rua Zenji Sasaki e a rua Gilberto Lopes, no bairro Nova Mirim.

Marco Antônio de Sousa (PMN) – Vereador Marquinhos apresentou 5 (cinco) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Reparo no asfalto da rua Marajoara com a rua Tijuca, no bairro Guilhermina; reparo na pavimentação da rua Profundir, atrás do Campo do Palmeirinhas no bairro São Jorge; manutenção da rua José da Costa Monteiro entre o n° 649 até o final da rua, no bairro Jardim Aprazível; limpeza na Praça, localizada na rua Canadá esquina com a rua Paraná; demarcação de solo de carga e descarga, onde se encontra os quiosques no Portinho. O vereador também apresentou 2 (dois) Requerimentos, sendo eles: Sobre os pacientes do município terem que realizar Raio-X em clinicas particulares, pois o município não oferece, e questiona: Nosso município está com falta de insumos, como relatado por pacientes e profissionais da área, caso sim, qual o prazo para solução do problema ora mencionado; nosso município não conta com aparelho de Raio-X; e caso sim, se existe alguma clinica conveniada com a prefeitura, para que o paciente se beneficie da gratuidade do serviço. Em outro requerimento requer sobre os pacientes do Hospital Municipal Irmã Dulce, que chegam infartados, são medicados e liberados, sem os devidos procedimentos, tais como cateterismo e entre outros.

Natanael Vieira de Oliveira (PRP) – Vereador Pastor Natanael apresentou 8 (oito) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: reparo na rua Olga de Almeida Machado, em frente ao n° 510 no bairro Vila Sonia; reparo na Av. Ministro Marcos Freire, em frente ao cemitério, no bairro Vila Antártica; reparo da rua Indaiá, em frente ao n° 119, no bairro Guilhermina; reparo da rua Lorenzo Fernandes, em frente ao n° 203 no bairro Samambaia; reparo na rua Antônio Fagundes dos Santos, em frente ao n° 230, na rua Silvia Dias, em frente ao n° 319 no bairro Vila Sonia; desentupimento e limpeza das bocas de lobo da rua Silvia Dias, em frente ao Condomínio Vitória no bairro Vila Sonia; reparo na rua Silvia Dias esquina com a rua João Roberto Corrêa, próximo ao n° 593, no bairro Vila Sonia. O Vereador também apresentou um Requerimento ao Executivo, questionando sobre os problemas encontrados na visita ao USAFA do Jardim Melvi.

Sergio Luiz Schiano de Souza (PSDB) – Vereador Serginho Sim apresentou 15 (quinze) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Reparo nos brinquedos, bem como melhoria na Praça Júlia Cardozo de Souza, no bairro Mirim; retirada de entulho e tapa buraco na rua Esportista Ademilson Coelho, em frente ao n° 190 no bairro Ocian; tapa buraco na rua Clóvis Batista dos Santos, em frente aos n° 216, 236 e 316 no bairro Jardim Anhanguera; tapa buraco na rua Mário de Andrade, em frente ao n° 773, na rua Dr. Freud, em frente aos n° 91, 167, 315 e 464 no bairro Ocian; tapa buraco na rua Napoleão Laureano, em frente ao n° 365, na rua Marajoaras, em frente aos n° 91 e 1219, na rua Caetés, em frente ao n° 148 no bairro Tupi.

Tatiana Toschi Mendes (MDB) – Vereadora Tati Toschi apresentou 4 (quatro) indicações ao Executivo Municipal, sendo elas: Revitalização da Marquise do Palácio as Artes; tapa buraco na Av. Estados Unidos, em frente ao n° 156, no bairro Guilhermina; desobstrução do bueiro e da caixa de esgoto na Av. Marechal Mallet, em frente a Chopperia No Grau; desobstrução da galeria pluvial, localizada em frente a Alameda da Américas. A vereadora apresentou Projeto de Lei, que dispõe sobre a criação de oficinas de orientação profissional para estudantes do ensino médio das escolas estaduais e dá outras providências. A Vereadora também apresentou 2 (dois) Requerimentos ao Executivo, sendo eles: Sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos para curar diversas doenças como a depressão e hipertensão, questiona com as demais perguntas: Nossa cidade já oferece tratamentos complementares para os munícipes, caso sim, qual o procedimento para que o munícipe tenha acesso, em qual local estão sendo realizados estes tratamentos; e se existe algum cadastro para que os profissionais que realizam estes tratamentos complementares possam se cadastrar para que assim trabalhar em sua área. Em seu outro requerimento, questiona se existe algum estudo para a implantação do IPTU Verde em nossa cidade ou algum tipo de incentivo a geração de políticas sustentáveis.