Para encerrar o Comunica: 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste foi organizada a mesa-redonda para discussão do tema Comunicação Pública e Universidade: Quem Formará os Profissionais que Atuarão nas Assessorias dos Órgãos Públicos?
O grupo foi formado pelo professor, jornalista da Câmara de Cubatão e diretor da ABCPública da Regional São Paulo, Michel Carvalho, como mediador; o professor-doutor e coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, Robson Bastos; e a professora-doutora da Universidade Metropolitana de São Paulo, Cilene Victor.
Os especialistas debateram as diretrizes da formação que está sendo oferecida pala Academia aos estudantes de Jornalismo para que eles possam desenvolver a comunicação cidadã nos órgãos governamentais.
E o mediador do evento, professor Michel Carvalho, levantou uma reflexão: "Será que a Comunicação Pública vai se aproximar do cidadão reproduzindo as lógicas do mercado? Ou tentando algo alternativo às ações do mercado? Audiência, número de visualizações são coisas importantes para um órgão público? Não necessariamente. Questões éticas, cidadãs dever nortear a ação de um profissional que atua no setor público", concluiu.