TERMINA O PRAZO PARA ELEIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM

por Artur Novak Júnior última modificação 17/04/2023 11h42
Campanhas contaram com alunos do 7º ao 9º ano

Terminou na última sexta-feira (14/04) o prazo para a realização das campanhas eleitorais e das eleições nas escolas cujos alunos farão parte da 2ª Legislatura do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Praia Grande. Os eleitos participarão da etapa de capacitação, que ocorrerá até a primeira quinzena de maio e tomarão posse no dia 22 de maio, em Sessão Solene a ser realizada no Palácio das Artes.

Puderam se inscrever jovens do 7ª ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino médio das escolas da rede municipal, estadual, particular, ETEC de Praia Grande e CAMP – PG.

Os candidatos dividiram-se em chapas e partidos – como Partido do Turismo e Segurança (PTS), Partido da Educação (EDUCA), Partido da Saúde e Esporte (PSE) e Partido dos Direitos Humanos (PDH) –, fizeram campanhas e apresentaram suas propostas aos demais alunos.

O mandato dos vereadores jovens será de um ano e as sessões ordinárias ocorrerão entre os meses de maio a novembro, sempre à primeira quarta-feira útil de cada mês.

Os alunos do 9º ano da EM Orestes Quercia participaram pela primeira vez da eleição para o Parlamento Jovem de Praia Grande. Esther dos Santos não tem uma visão muito favorável da política, mas diz que esta é uma oportunidade de conhecer melhor esse mundo. “Eu acredito que a gente precisa de sangue novo e novas pessoas para ter uma oportunidade de mudar o Brasil”, avalia.

Victor Brazil Santos filiou-se ao Partido da Educação. Ele conta que o que o motivou a participar dessa iniciativa foi tentar melhorar alguns aspectos da escola, como a segurança, e até questões mais profundas, como o preconceito. Victor cita um episódio de “gordofobia” contra uma professora e é assertivo: “não queremos que casos assim ocorram novamente”.

Izabelly Pontes dos Santos diz que o problema da violência nas escolas, que tem ocorrido ultimamente no país, influenciou muito para que ela e suas amigas participassem da eleição para o Parlamento Jovem. “A gente propôs ativar as catracas e até mesmo colocar detector de metais”, conta a integrante do Partido da Segurança e Turismo.

A diretora da EM Orestes Quercia, Clea Alves Santos, revela a empolgação e a desenvoltura dos alunos em participar da eleição para o Parlamento Jovem: “eles foram até pesquisar a legislação para saber o que poderiam, ou não, fazer”. Há cinco anos no colégio, Clea é categórica: “é o primeiro ano que a escola participa e a experiência está sendo ótima, bem produtiva. Os alunos estão adorando e nós, da direção, também!”

PARLAMENTO JOVEM DE PRAIA GRANDE

CALENDÁRIO:

14/04 – FIM DAS CAMPANHAS E DAS ELEIÇÕES;

27/04 – 1º ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO;

03/05 – 2º ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO;

22/05 – POSSE DOS JOVENS VEREADORES ELEITOS.

Clique aqui para mais fotos