"INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É COMO ACADEMIA"

Palestra aborda a importância da prática para desenvolver as habilidades emocionais

Compartilhe!

3 curtiram

Inteligência Emocional - o poder de liderar a si mesmo. Esse foi o tema da palestra apresentada ontem, no plenário da Câmara Municipal de Praia Grande, pelo especialista em neurociência e desenvolvimento humano Felipe Lucas Pereira. O evento, promovido pela Escola do Legislativo, contou com a participação de funcionários da Câmara, e também da população, interessados em trilhar uma jornada de reflexão e autoconhecimento.

Felipe instou os participantes a analisarem suas emoções e sentimentos como forma de se contraporem ao stress e às pressões do cotidiano. "Nós vivemos em um século com tecnologias maravilhosas, mas também é o século mais ansioso, depressivo e solitário de toda a história. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão. E não serão novas leis ou tecnologias que vão mudar isso, mas, sim, o autoconhecimento e as conexões que fazemos uns com os outros", ponderou.

O palestrante afirmou que apenas 20% do sucesso da vida de alguém depende do QI, o coeficiente de inteligência. Os outros 80% são baseados na inteligência emocional, que se fundamenta em 5 pilares: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.

Felipe traçou uma analogia entre a atividade física e o desenvolvimento das habilidades emocionais. "A inteligência emocional é como uma academia. É repetição. Quando começamos a praticar, dói, porque estamos mexendo com o nosso ego, com o nosso orgulho. Mas quando a gente pratica, é como a academia. No começo é difícil. Mas, todas as vezes que você parar para respirar e responder, em vez de reagir, o cérebro vai se acostumando com essa nova atitude e você vai começar a ter os resultados que espera", enfatizou.

A Escola do Legislativo de Praia Grande trabalha pelo fortalecimento da cidadania, promovendo cursos e palestras relacionados ao Poder Legislativo, contribuindo, assim, para a capacitação de servidores públicos, e da sociedade civil em geral, sobre temas de interesse político, institucional e social.

Artur Novak Junior

Jornalista - MTB 29820

Álbum de Fotos