Foi realizada na noite de ontem (26/05), no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria de Saúde referentes ao primeiro quadrimestre do ano de 2025. A transparência da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é assegurada pela obrigatoriedade de realização de audiências públicas quadrimestrais nas câmaras municipais.
A Sessão foi presidida pelo vereador Marco Antonio de Sousa, o Marquinho, presidente do Legislativo Municipal. Fizeram parte da Mesa Diretora, o secretário municipal de Saúde, José Isaías Costa Lima; a subsecretária de Administração, Elisabete de Fátima; o subsecretário de Planejamento em Saúde, João Carlos de Melo; a subsecretária de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Alessandra Rodrigues; o secretário-adjunto da Subsecretaria de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar, Sérgio Pontes; e a subsecretária de Atenção Básica, Cecília Saturnino dos Santos.
O secretário de Saúde apresentou os dados demográficos e de mortalidade e dados de produção de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre as ações desenvolvidas pela rede de atenção básica, José Isaias ressaltou as mais de 180 mil visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, por auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e equipes multidisciplinares da rede de Saúde do Município.
O chefe do Departamento de Informação em Saúde, Thiago Camilo, encarregou-se da exibição dos dados financeiros e orçamentários do período.
Os vereadores fizeram questionamentos sobre os contratos da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) com a Prefeitura, sobre o atendimento prestado nas UPA%u2019s e USAFA%u2019s, fornecimento de medicamentos, sobre o projeto Olhar Atento, leitos de UTI neonatal, fila de espera para exames e cirurgias, entre outros temas relacionados à Saúde do Município.