CÂMARA INFORMATIZA SUAS ATIVIDADES

por Artur Novak Júnior última modificação 03/03/2023 12h25
Novo sistema permite mais economia, trânsparência e agilidade nos trabalhos legislativos

Dando mais um passo no sentido de modernizar os seus procedimentos de trabalho, a Câmara de Praia Grande instituiu, no final do mês de fevereiro, um sistema totalmente informatizado de envio das atividades legislativas ao Poder Executivo.

O SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) simplifica a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal.

A partir de agora, todas as indicações, requerimentos, moções etc. tramitarão digitalmente, dispensando a impressão em papel, o que acarreta maior organização da atividade legislativa, menor possibilidade de extravio de informações, diminuição de custos, menos burocracia e mais agilidade na resolução dos problemas que afligem a população.

Além disso, a gestão informatizada de documentos e a consequente redução do papel impresso propicia ganhos ambientais, o que impacta na qualidade de vida da população como um todo.

O presidente da Câmara de Praia Grande, Marco Antonio Souza, o Marquinho, disse que o grande diferencial agora passa a ser a agilidade. “Antes o vereador apresentava o trabalho na sessão, ia para a secretaria, voltava para assinatura... Eram muitos trâmites. Agora temos mais agilidade para atender ao contribuinte, a cidade economiza o dinheiro público e favorece o trabalho dos servidores”.

Segundo Marquinho, em breve todos os processos serão digitalizados. “Com a nova Lei de Licitações, a informatização vai proporcionar agilidade nas compras e mais transparência. É uma luta nossa de algum tempo que agora está se tornando realidade”, completou.