Secretaria de Saúde recebe cinco respiradores do Estado

por Lais Coura última modificação 05/06/2020 11h41
Equipamento serão utilizados em leitos de UTI específicos para covid-19

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu, na quarta-feira (3), cinco equipamentos de ventilação pulmonar, conhecidos como respiradores. Os aparelhos serão utilizados exclusivamente em pacientes críticos diagnosticados com covid-19.

 

“Hoje os nossos leitos de UTI para covid-19 contam com respiradores que acabamos remanejando de outras unidades e setores. Esses cinco aparelhos vão permitir uma melhor estrutura das unidades de saúde e, consequentemente, um suporte mais adequado a todos os pacientes”, explica o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira.

 

Além dos leitos de UTI disponíveis no Hospital Irmã Dulce, mais 188 leitos clínicos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi). Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos leitos foram instalados. A unidade do Ginásio Falcão já está recebendo pacientes.

 

As duas unidades não terão portas abertas para o fluxo da população, que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).

 

A Cidade conta também com o Hospital para síndromes respiratórias que está em funcionamento desde o início de abril. A unidade dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção. Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos.

Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento. Essa unidade evita a contaminação cruzada dentro do PS Quietude, já que o equipamento está instalado fora da unidade.

 

UTI - O Hospital Municipal Irmã Dulce já colocou em funcionamento 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos na rede particular instalada na Cidade e que está credenciada junto à rede pública Municipal de Saúde.

 

Central telefônica - Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-2281 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Sesap, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas desde o início dos trabalhos.

 

Por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

 

Abordagens de trânsito - A Prefeitura de Praia Grande está realizando abordagens de trânsito nas duas entradas da Cidade: na Avenida Ayrton Senna da Silva (Bairro Sítio do Campo) e Padre Manoel da Nóbrega (Bairro do Trevo). O objetivo do trabalho é entrevistar os motoristas e demais passageiros, bem como convencê-los a retornar para a cidade de origem para cumprimento do isolamento social. Esta medida facilita o controle da propagação da pandemia.

 

Desinfecção de espaços públicos - A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a desinfecção diária desde o final do mês de março. As 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) espalhadas por todas as regiões da Cidade também recebem o cuidado, além dos centros comerciais, como dos bairros Ocian e Mirim, vias como a Avenida Costa e Silva, os terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.

 

Drones - A Guarda Civil Municipal (GCM) está utilizando drones na fiscalização e orientação de pessoas que eventualmente estejam se aglomerando em locais públicos da Cidade e também sobre a importância do uso das máscaras de proteção. Esta é mais uma medida adotada pela Administração Municipal no combate à proliferação da covid-19.