A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande foi uma das agraciadas com o selo APEL pela sua atuação na promoção da educação e boas práticas de gestão legislativa. A premiação ocorreu na última sexta-feira (17/10), durante o 16º Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL), realizado na Câmara Municipal de Campinas.
A mesa de autoridades que abriu a cerimônia foi composta pelo presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini; a presidente da APEL, Nelly Castanheira; o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), Roberto Lamari; o presidente de honra da ABEL, Florian Madruga; o coordenador geral do Instituto Legislativo Brasileiro, Nilo dos Santos; e o diretor executivo da Rede Nacional de Educação Cidadã, João Tavares.
O evento contou com a participação de escolas do legislativo de 36 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Foram apresentadas palestras, atividades e ações inovadoras desenvolvidas por várias instituições que trabalham pelo fortalecimento da cidadania.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços de Caldas, Thaís Ferreira, e o assistente legislativo Marcos Maciel divulgaram o aplicativo ELegis PC, uma ferramenta inovadora de apoio à educação legislativa que pode ser estendida a outras câmaras por meio de acordos de cooperação. Thaís também falou sobre a coleção de livros Em Miúdos, de autoria da educadora Madu Macedo, que aborda as mais importantes leis brasileiras, como a Constituição, a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Igualdade Racial, em linguagem voltada a crianças e adolescentes.
O psicólogo clínico Rafael Magalhães apresentou uma palestra/performance como o palhaço Loukinho, para falar de maneira descontraída sobre um tema da maior importância nos dias de hoje, como a saúde mental.
Aguinaldo Oliveira, especialista em comportamento organizacional e apresentador do programa Café Corporativo, falou sobre intraempreendorismo no setor público. Para o autor do livro Manual Completo de Empreendedorismo, o grande diferencial das Escolas do Legislativo está na capacidade humana de interlocução, de enxergar o que as pessoas necessitam. "Nós temos o hábito de oferecer para as pessoas o que nós gostamos, em vez de perguntar o que elas estão precisando. O trabalho de fazer funcionar as Escolas do Legislativo tem como primeira missão escutar e entender o que as pessoas realmente precisam e o que está dificultando a vida delas. Se a gente faz simplesmente o protocolar, estamos funcionando como robôs, e isso é dar um passo atrás", orientou.