A Escola do Legislativo e a Comissão de Segurança do Trabalho da Câmara Municipal de Praia Grande promoveram, na tarde de ontem (12/11), um evento voltado à reflexão sobre a importância da saúde emocional nos tempos atuais. A palestra A força da vida - equilíbrio entre viver e servir abordou os impactos emocionais da rotina do dia a dia e indicou estratégias de autocuidado para preservar a saúde mental.
Com uma abordagem interativa, que inclui vídeo, música e uma dinâmica de escrita terapêutica, a autora e psicopedagoga em formação Roberta Wadner tratou sobre os conceitos de saúde mental, que abrangem o autoconhecimento e o autocuidado, como pilares para a construção de uma vida saudável emocionalmente.
Roberta apontou o excesso de responsabilidades, a falta de descanso e lazer e a dificuldade de reconhecer limites pessoais como os principais fatores que afetam a saúde emocional. Como resposta, ela recomenda o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e propósito. "Quando você trabalha, ou se relaciona, ou estuda sem nenhum propósito, as coisas ficam cansativas e vão te desgastando e desgastando as pessoas ao seu redor. E o seu emocional vai entrando em um nível destrutivo", explicou.
A profissional cita a era digital como um agravante pelo estresse e falta de vínculo entre as pessoas, o leva aos distúrbios psicológicos. "Esse aparelhinho que vocês têm aí, que tira foto, faz ligação, ele está acabando com o nosso cérebro. Ele está tirando o nosso descanso. Nós estamos dormindo pouco e nos alimentando errado, porque até para comer a gente põe o celular na frente. E a gente não mastiga, não digere, não saboreia".
Roberta destaca os cuidados com o corpo e a mente e o auxílio profissional como fundamentais para alterar padrões de comportamento repetitivos que corroem a saúde mental. "O que você está dando para os seus colegas, os seus filhos, é o que você recebeu. Mas você pode mudar isso. Você não precisa continuar com isso. Escolha a sua saúde, dê um basta naquilo que você vem trazendo de geração em geração. Você pode buscar ajuda. E quando alguém te oferecer ajuda, aceite. Permita-se ser ajudado", aconselhou.