"TERCEIRO SETOR NÃO É BENEMERÊNCIA"

Palestra promovida pela Escola do Legislativo aborda desenvolvimento local sustentável

Compartilhe!

Curtir

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Praia Grande promoveu, na tarde de ontem (22/10), a palestra Novos Rumos da Economia Municipal - Caminhos Para um Desenvolvimento Local Sustentável.

Havia a previsão de que o evento fosse conduzido pelo economista Takashi Yamauchi. Porém, ele foi acometido por uma intercorrência médica de emergência e não pode comparecer. Em seu lugar, esteve presente sua colaboradora, Maria Isabel dos Santos. Ela é graduada em Marketing e MBA em Gestão Empresarial, com mais de 25 anos de experiência em atuação pelo Terceiro Setor.

Maria Isabel explicou os conceitos que definem o 1º Setor (Estado), 2º Setor (iniciativa privada) e 3º Setor, que faz a convergência entre os dois primeiros e complementa a atuação do Poder Público perante à sociedade: "O 3º setor não é benemerência. A gente precisa apresentar resultados e colocar (em prática) os objetivos definidos no estatuto", explicou.

A professora expôs um panorama sobre a atuação do 3º Setor no país em comparação com o continente europeu, salientando a pouca participação destas iniciativas no Produto Interno Bruto nacional: "Na Europa, o 3º setor chega a contribuir com 40% do PIB; no Brasil, apenas 4%".

Respondendo a questões e interagindo com o público presente, Maria Isabel deixou dicas e ensinamentos sobre como os interessados podem colaborar com a economia local e o desenvolvimento sustentável.

A especialista destacou a atuação da Escola do Legislativo em aproximar o Poder Público do cidadão. "A Escola do Legislativo de Praia Grande está cumprindo o seu papel promovendo o fortalecimento da cidadania por meio de cursos e palestras. Com esta palestra, serão dadas condições de muita gente sair daqui com uma outra visão do 3º Setor", concluiu.

Artur Novak Junior

Jornalista - MTB 29820

Álbum de Fotos