A União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) esteve reunida na manhã de hoje (16/05), na Câmara Municipal de Praia Grande, para elaborar os planos que vão nortear as ações da entidade pelos próximos meses.
Durante o encontro, foi traçado um diagnóstico de temas comuns a todas as cidades da região, que serão objeto de futuras reuniões. Pessoas em situação de rua, investimentos em cultura, turismo e saúde, transtornos causados por obras da Sabesp e os pedágios free flow, a serem instalados em rodovias da Baixada Santista, foram algumas das pautas que provocaram manifestações dos vereadores presentes.
Segundo o planejamento da entidade, serão realizadas nove sessões, uma em cada cidade, para debater e apresentar soluções para problemas locais ou metropolitanos. A primeira Sessão Regional já tem data marcada, 25 de agosto, e será realizada no município de Peruíbe. Bertioga, Santos e Mongaguá sediarão os eventos seguintes.
Segundo o presidente da UVEBS, vereador Cadu Barbosa, de Praia Grande, a ideia de iniciar as reuniões no segundo semestre vem ao encontro da necessidade de conciliar as agendas com secretários e ministros de Estado que possam vir a ser convidados para os eventos.
Criada em 2010, a União dos Vereadores da Baixada Santista representa os 142 vereadores que atuam pela Região, localizada no Litoral de São Paulo, com mais de 1,8 milhão de habitantes.
O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.